Você já deve ter ouvido alguém se referindo ao texto bíblico de Mateus 3.11 e dizer “DEUS VAI BATIZAR CRENTES COM FOGO NESSE DIA” ou até mesmo “VARÃO! TO EM UM PROPÓSITO PRA DEUS ME BATIZAR COM FOGO”, pois bem, vemos quantas pessoas, obreiros e “pregadores” despreparados temos em nossos púlpitos envenenando o povo de Deus.

No Evangelho de Jesus ao qual Mateus escreve, no capitulo 3.11 vemos João Batista dizendo; ele vos batizara com Espírito Santo e com fogo. Em uma leitura pouco analítica e fora de contexto, da a entender que realmente é um fogo purificador, um batismo mais forte do que o citado primeiro por João Batista. E é verdade que o fogo realmente purifica, realmente vemos o fogo como um agente purificador. Mas ao analisar o contexto bíblico nos versículos 10 – 12 vemos um fogo em cada versículo, que não é nada purificador e sim destruidor. O batismo com o Espírito Santo que João Batista se refere é o mesmo que Jesus prometeu aos cristãos em Lucas 24.49 e Atos 1.8, é um batismo de poder, para testemunhar e para realizar milagres entre outros propósitos. Agora vamos entender o batismo de fogo.

Qual o propósito e para quem é esse fogo?
Primeiramente temos que entender que o fogo dos versículos 10, 11 e 12 são os mesmos.
O versículo 10 diz; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.
No versículo 12 vemos Jesus com uma pá na mão limpando sua eira, e recolhendo no celeiro seu trigo, e queimando a palha com fogo que nunca se apagará.
O único fogo que nunca se apagara é o lago de fogo Apocalipse 20.10, Apocalipse 20.12-15.
O propósito desse batismo com fogo é de julgar aqueles que não produziram bons frutos, os ímpios. Todas as dispensações tiveram suas conseqüências, e a conseqüência da ultima dispensação será o inferno. Vamos relembrar rapidamente as dispensações e suas conseqüências:

Dispensação da Inocência – Conseqüência Expulsão do Jardim
Dispensação da Consciência – Conseqüência o Dilúvio
Dispensação do Governo Humano – Conseqüência A confusão das línguas
Dispensação da Promessa – Conseqüência O cativeiro no Egito
Dispensação da Lei – Conseqüência o Exílio e a Cruz
Dispensação da Graça – Conseqüência A Tribulação     
Dispensação do Reino ou Milênio – Conseqüência O Inferno (FOGO).

Conclusão
Sendo assim, esse fogo é um fogo de julgamento e não fogo purificador.
Não podemos ligar esse fogo de Mateus 3.11 a nenhum fogo nem relacionar ao batismo com Espírito Santo como em Atos 2.3. Na 1ª carta aos Coríntios 3.15 temos um fogo que ira provar a obra de cada um. Porem esse fogo também não tem nada que ver com o texto de Mateus 3.11.

Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo 1ª Coríntios 3.15.
A obra, ou seja, o que for lançado no fogo citado no texto acima terá chances de escapar do fogo.

Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará Mateus 3.12.
Já nesse texto acima vemos que não haverá escape para quem for lançado nesse fogo.

Leave a Reply